O primeiro estudo para a criação de uma nova freguesia surge em Leiria, em jeito de antecipação à intenção do Governo de reduzir drasticamente o número de autarquias em todo o país. A proposta de fusão das freguesias de Amor, Carvide, Carreira, Monte Real e Ortigosa parte de um movimento informal de cidadãos, que quis abrir o debate em torno de um “plano B” caso avance a reforma programada.
Sublinhando não pretender retirar a legitimidade dos autarcas de defenderem as suas freguesias, o movimento refere concordar com a sua agregação “desde que estas não venham a ser prejudicadas ao nível do financiamento ou das suas competências”.
E admite que a junção das cinco freguesias situadas a Norte do concelho conferirá à nova autarquia maior peso político e poderes reivindicativos, além de poupança de recursos.
“Acreditamos sinceramente, que temos todos muito mais a ganhar do que a perder com a agregação de freguesias”, acrescenta a proposta, depois de estudar vários cenários. “O nosso objectivo é pôr as pessoas a discutir. Também defendemos a manutenção das freguesias, mas propomos que seja discutido um ‘plano B’ antes que alguém o faça por nós”, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA Américo Coelho, do movimento.
Leia a notícia completa na edição de 23 de Dezembro de 2011.
CIDADAO disse:
NUNCA SE VIU COISA TÃO ABERRANTE, POIS A INSISTÊNCIA DESTE GRUPO DE CIDADÃOS ANONIMOS SEM QUERER DAR A CARA EM PÚBLICO PARA A CRIAÇÃO DE UM ABERRANTE PROJETO SÓ PODE TER INTERESSES DESCONHECIDOS