Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Loja de “drogas legais” abre no centro histórico de Leiria

De acesso reservado a maiores de 18 anos, a “Blue Magic”, instalada na Rua Direita, vende, entre outros artigos, substâncias que não são consideradas ilegais.

Uma smartshop abriu portas no início do mês em pleno  centro histórico da cidade de Leiria. De acesso reservado a maiores de 18 anos, a “Blue Magic”, instalada na Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), vende, entre outros artigos, substâncias que não são consideradas ilegais mas cujos efeitos são tidos como semelhantes aos das drogas proibidas, a par de ervas, chás e cachimbos.

Apesar de várias tentativas, o REGIÃO DE LEIRIA não conseguiu contactar o responsável pela chegada da primeira loja do género à região. Espaço discreto e  que passa despercebido.

A abertura de uma smartshop “suscita sempre alguma preocupação”,  nomeadamente por facilitar “a toda a população o acesso a substâncias que não são consideradas ilegais, mas que não deixam de ter riscos para quem as consome”,  adianta ao nosso jornal Cristina Barroso, coordenadora do Centro de Respostas Integradas de Leiria, do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

A responsável reconhece a existência de um vazio legal nesta matéria, que permite que sejam vendidas em espaços comerciais “substâncias alucinogénias sobre as quais não foi possível legislar dada a rapidez com que surgem no mercado” ou porque não foram identificadas.

“Algumas podem conter riscos, que dependem de quem as toma e do seu conteúdo, que pode não corresponder ao rótulo. Podem provocar alterações de comportamentos e de consciência, desconhecendo-se até que ponto podem ser prejudiciais”, alerta Cristina Barroso.

“O ideal seria não consumir”, adverte ainda, apelando a um cuidado acrescido no que toca à informação sobre o que são e os efeitos que podem provocar essas  substâncias. A estas preocupações acresce o facto de este novo estabelecimento, a exemplo de outros no país, se situar numa zona e ter um horário  “muito acessíveis” aos jovens.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Sérgio Claro (foto)


Secção de comentários

  • francisco disse:

    bruno sousa enganas-te, essa loja vende produtos de BAIXA QUALIDADE… qualquer usuário experiente de drogas ilegais te poderia dizer que o que compras aí frequentemente não presta. E há muitos jovens que reparam a primeira vez que consomem enquanto outros como tu infelizmente conseguem prolongar o consumo e tornarem-se clientes habituais, o que é pior que ter uma bad trip ou reacção negativa e ir parar ao hospital. Tu estás simplesmente em linha de espera para problemas muito maiores.. acredita Fiz este grupo para acabar com as smartshops em portugal, embora ache que isso é dificil dada a estupidez que este país se encontra ou menos serve para dar uma voz a quem teve más experiencias com produtos desses sitios.
    http://www.facebook.com/groups/152660131524887/

  • Bruno Sousa disse:

    publicidade ou não!!! Não tens nada a ver com isso. E mais acho que foi das melhores coisas que abriu em Leiria. Sou cliente assiduo dessa loja e sinceramente acho que foi uma mais valia pois graças a ela o consumo ilegal de droga em leiria e o contrabando diminuio é um facto. Esta loja prime-se por ter produtos de alta qualidade que deixam qualquer cliente satisfeito.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados