A ministra Assunção Cristas deverá chumbar as ideias da Câmara de Leiria (CML) para conferir nova vida à praia do Pedrógão. Um resort com campo de golfe e um complexo hípico com três hotéis e hipódromo para corridas de cavalos eram projetos que alegadamente envolviam o interesse de investidores nacionais e internacionais, nomeadamente asiáticos, segundo Raul Castro.
Para tanto, o presidente do município escreveu à tutela, solicitando a cedência em direito de superfície de 300 hectares do domínio público em matas nacionais.
Tudo indica que a resposta será negativa. “É nosso entendimento que os moldes em que a CML pretende a cedência dos terrenos colocam em causa os fins para os quais foi criada a Mata Nacional de Pedrógão e a prossecução dos objetivos associados ao regime florestal e a outras figuras de ordenamento do território que sobre ela impendem”, refere o Ministério de Assunção Cristas, numa nota enviada ao REGIÃO DE LEIRIA através do gabinete de imprensa.
De acordo com aquela resposta, o pedido de desafetação foi dirigido ao secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural em Agosto de 2010 e “está ainda em apreciação” pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), sendo “substancialmente diferente” de um outro, “apresentado em março de 2010”.
Assim, o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território salienta desde já que as pretensões da autarquia colidem com o interesse público associado às manchas florestais sob domínio do Estado, “sem prejuízo do parecer a emitir pela AFN”.
A Câmara de Leiria recusou comentar.
(notícia publicada na edição de 24 de fevereiro de 2012)
CG
elespululamporai.blogspot.com/ disse:
elespululamporai.blogspot.com/
Navegação fácil, imensos vídeos e caricaturas da realidade atual, política, sátira, denúncia, arrefecimento global, raridade, humor, ampla diversidade. Informa-te, desperta, cultiva-te, não deixes de visitar o vídeo blog.
“A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos,mas informação nas mãos de muitos.”
Eurico Gato disse:
Não só a ideia da CMLeiria é absurda, vergonhosa e chocante (300 Ha de Mata Nacional?!?!), como esta noticia está redigida de forma tendenciosa, como se o Ministério estivesse a coarctar o crescimento do Pedrogão. Vergonha CMLeiria, e vergonha Região de Leiria.
Um campo de Golfe, 3 hoteis, um hipodromo (!). Concerteza.
E já agora, porque não informar os leitores acerca do nome dos promotores da obra. Eu não faço ideia quem sejam, mas isso sim seria um serviço de informação como deve de ser.
J.D. disse:
Este presidente da C.M.Leiria só faz m..e..r…d.a..a. Em relação ao estádio de Leiria, não tem to…m..a…t.e.s, pra trazer um artista internacional como faz Coimbra. E agora queria destruir o pinhal de Leiria, património nacional.