Em média, a região “ganhou” 16 novos desempregados por cada dia que passou desde que o acordo de resgate financeiro de Portugal foi assinado com a Troika, em maio do ano passado. O REGIÃO DE LEIRIA fez as contas aos números disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e comparou o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em maio, e aquele registado em janeiro último.
Os dados são reveladores: os desempregados dos concelhos do distrito de Leiria e Ourém, equivalem à população do concelho de Porto de Mós. E nestes últimos nove meses, a multidão de desempregados – que já encheria o quase sempre deserto Estádio de Leiria – foi engrossada por 4.401 pessoas.
Em suma, há 24.683 pessoas inscritas nos centros de emprego da região.
É certo que o desemprego acelerou em todo o país (o número de inscritos subiu 20,2%), mas na região já está a aumentar a um ritmo superior à média nacional, atingindo os 21,7%.
Mais surpreendente é o facto de serem os concelhos no “coração” da região, os campeões no crescimento do desemprego na região nestes últimos nove meses: em Porto de Mós subiu 36%, na Batalha e em Ourém 35%, em Leiria 29% e até mesmo na Marinha Grande o número de desempregados cresceu 24%.
(Leia a notícia na íntegra na edição de 24 de fevereiro de 2012)
Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt