Crianças de jovens de 25 escolas que integram o grupo GPS disputaram, na quarta-feira, a final do VII campeonato de Língua Portuguesa + Português. Organizado pelo Instituto D. João V, do Louriçal, o concurso visa promover o gosto e bom uso da língua portuguesa.
Durante a tarde de quarta-feira, as 53 equipas finalistas – de alunos dos, 1.º, 2.º, 3.º ciclos e secundário – desfilaram pelo auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, onde tentaram provar de dominavam a língua portuguesa.
Para isso, as crianças do 1.º ciclo tiveram de apresentar uma narrativa inspirada em duas imagens projetadas e os alunos dos restantes ciclos foram chamados a refletir oralmente sobre um tema em particular.
As escolas Internacional da Covilhã, Colégio de Quiaios, Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha) e a Escola Profissional de Artes da Covilhã foram as vencedoras do concurso, considerado “importante e fundamental” para a comunidade estudantil.
“O Português anda a ser muito maltratado e isso pode afastar os alunos do interesse pela língua”, lembrou Maria Carmen Gouveia, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do júri que escolheu os alunos vencedores.
SMF