Será desta que avança a tão prometida ponte sobre o rio Lis, nas traseiras da Junta de Freguesia de Leiria? A Câmara afirma que sim e revela
que ficará pronta até final do mês de outubro.
O projeto da travessia pedonal – a ligação que faltava entre os troços do percurso Polis no centro da cidade – está a ser desenvolvido por técnicos da autarquia, explica ao REGIÃO DE LEIRIA o vereador Lino Pereira.
A solução prevê a construção de apoios laterais sobre os quais assentará uma estrutura metálica. Recorde-se que o anterior executivo tinha aprovado, em julho de 2009, a construção de uma ponte em forma de “y” perto da Fonte das Três Bicas.
O investimento foi então estimado em meio milhão de euros, que benefi ciaria de cofinanciamento ao abrigo do Programa de Ação Local para a Regeneração Urbana. A Administração dos Recursos Hídricos do Centro (ARHC) opôs-se no entanto à construção de um apoio no meio da linha de água, o que invalidou a sua execução.
Investidores privados propuseram entretanto a transformação da ponte numa travessia habitável, com instalação de um restaurante.
A solução nunca chegou, porém, a ser apresentada. Condicionados ao chumbo da ARHC, os dois projetos não passaram do papel, tendo a maioria socialista optado por desenvolver um novo desenho.
O custo total não está ainda defi nido mas Lino Pereira adianta que está aprovado um financiamento de 467 mil euros para o efeito.
“A obra será comparticipada por fundos comunitários”, assegura ainda o vereador.
(notícia publicada na edição de 16 de março de 2012)
Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt