Um fácil, um moderado, três difíceis e dois muito difíceis. Os sete trilhos de BTT criados e sinalizados nos últimos meses no concelho da Batalha estão prontos a estrear.
Muitos já testaram os traçados que integram o primeiro Centro de BTT homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
António Lucas, presidente da Câmara da Batalha, revela que “a excelência das instalações colocadas ao dispor dos praticantes e a aposta efetuada ao nível dos requisitos na marcação dos trilhos” contribuíram para o reconhecimento da Federação, diferenciando-o de outras infraestruturas já existentes no país.
A obra, no valor de 150 mil euros, comparticipada pelo PRODER, insere-se numa “lógica de promoção do turismo de natureza” no concelho, em conjugação com os percursos pedestres, a zona de escalada no Reguengo do Fetal e o Ecoparque Sensorial da Pia do Urso.
Assim, os utilizadores podem descarregar os percursos na página do município e utilizar os trilhos de forma gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
No entanto, no local, o Centro de BTT dispõe de um balcão de informações, balneários e zona de lavagem e de pequenas reparações para as bicicletas, as duas últimas disponíveis através de uma “ficha” adquirida nos espaços comerciais da Pia do Urso, pelo valor de um euro.
(notícia editada da publicada na edição de 23 de março de 2012)