Designers de Alcobaça criam rampas de skate para a Europa
Este artigo tem mais de 13 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
A oferta de módulos em formato kit pode abrir as portas da exportação à empresa instalada por um grupo de amigos numa pequena carpintaria familiar.
É a partir de um discreto gabinete na freguesia de Montes, nos arredores de Alcobaça, que a equipa da Suba Ramps pretende invadir a Europa com uma nova linha de mini-rampas e acessórios para os praticantes de skate, inline e BMX.
A ideia, que andava há anos a manobrar na mente do designer industrial Gonçalo Silva, desde os tempos em que construía os seus próprios declives e obstáculos, ainda adolescente, passa por aproveitar uma aparente lacuna no mercado e apanhar boleia do crescimento dos desportos radicais, que começam a alimentar diversos negócios na região.
“Ter uma Suba Ramps em casa é como ter um misto de ginásio com parque de diversões privativo”, descreve a empresa, que se propõe a tirar as crianças da frente das consolas e computadores.
Vestuário e comunicação
Com a marca Nüts, três amigos criaram quase por brincadeira um negócio que hoje começa a ser um caso sério. A partir de Leiria, propõem uma linha de roupa, material técnico e acessórios para desportos como o bodyboard, surf, skimming, skate e snowboard. A estratégia de Gonçalo Correia, Miguel Bernardes e Diogo Pombeiro tem passado pelo apoio a atletas de renome nacional que funcionam como embaixadores. A empresa já entrou em duas novas áreas: comunicação e lazer.
Pranchas com identidade
Em Leiria fica uma das lojas mais conhecidas no mundo do skate. Além de comercializar material diverso, a Tribos Urbanas desenvolve pranchas personalizadas. As criações de Steve Carreira dão espírito às ruas depois de correrem mundo. O desenho passa a filme na China e vai ao Canadá para ser fixado na tábua.
Surf por dentro e por fora
Em Ourém, o shaper Rodrigo Figueira constrói as pranchas da sua própria marca de surf, a Guigz Boards. A linguagem gráfica que imagina e imprime já foi adotada por dezenas de praticantes. Em Alcobaça, a Master Blank tem planos para retomar o fabrico de miolo para pranchas de surf, suspenso há cerca de dois anos.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.