A academia de Leiria está de luto. Mais de uma centena de estudantes do ensino superior estiveram em vigília junto a sede do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para lembrar as dificuldades que estão a passar.
Na lista de reivindicações está uma redução do valor das multas pelo atraso no pagamento das propinas e exames, bem como os preços praticados pelos bares do IPL, que leva muitos estudantes a terem que ir para fora dos portões da escola para poder comer mais barato.
Durante a noite, os estudantes acenderam mais de 800 velas e foram recebidos pelo vice-presidente do IPL, José Manuel Silva.
Paulo disse:
Sendo uma das pessoas que esteve na organização desta vigília, gostaria apenas de referir, que a vigilia foi pacifica, não se andou pela cidade a gritar qualquer palavra de ordem e/ou palavrões e que as Associações de Estudantes (excepto a AE ESECS) estiveram ao lado dos organizadores e têm tentado ajudar estudantes.
Fátima disse:
Não sei qual o valor praticado dentro do IPL mas uma coisa é certa onde anda a Associaçao de Estudantes nestas alturas, arranjem formas de ajudar os alunos em dificuldade nestas alturas é esse o principio da criação das associações de estudantes, não é só para copos na semana académica poupem no tlm e nas saidas pode ser qua assim juntem qualquer coisinha para ajudar os pais destes alunos
Vitorino Andrade disse:
Concordo que se os preços praticados, dentro de portas forem mais caros do que no exterior, se sintam revoltados.
Agora pedirem mais dinheiro aos pais para as 'fotocopas' e andarem a dizer palavrões pela cidade, isso não.