A 74ª Volta a Portugal regressa mais uma vez à região e acolhe o contrarrelógio da prova. Será na 9ª etapa, a penúltima, entre a Praia do Pedrógão e Leiria, um trajecto de 32,8 km.
O trajeto acontece a 25 de agosto, um dia depois da famosa subida à Torre, em Seia (154,9km), e antes da passagem dos ciclistas entre o Rossio e a Avenida da República, em Lisboa, no derradeiro trajeto.
A Volta a Portugal esteve pela última vez na região, em 2010, igualmente com um contrarrelógio entre a Praia do Pedrógão e Leiria. Na altura, a etapa foi decisiva para definir o vencedor da prova: David Blanco.
74ª Volta a Portugal
Castelo Branco acolhe em 2012 o início da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros. No dia 15 de Agosto, o pelotão realiza o Prólogo disputado no sistema de contrarrelógio individual.
O percurso no centro da cidade terá pouco mais de dois quilómetros servindo para preparar os atletas para a dureza dos dias seguintes.
Concluída a partida e simultaneamente a festa de abertura da Volta, o pelotão vai enfrentar a etapa mais longa. Após a partida das Termas de Monfortinho, a caravana irá passar por locais representativos como Idanha-a-Nova, Fundão e Unhais da Serra. O final duro da etapa inaugural, em Oliveira do Hospital, não deve permitir uma chegada em pelotão, revela a Lagos Sports, entidade organizadora.
No terceiro dia de corrida, o pelotão sairá de Oliveira do Bairro em direcção à Trofa, uma das estreias absolutas deste ano a receber um final de etapa. O percurso da 2ª etapa passará em concelhos importantes para o ciclismo nacional como Santa Maria da Feira, Paredes, Valongo e Santo Tirso.
O Alto Minho vai surgir no itinerário da 3ª etapa quando Vila Nova de Cerveira (Inatel) se estrear, como palco de partida da prova. A partida será dada em direcção a Fafe.
O primeiro domingo da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros está reservado para uma das mais simbólicas etapas de toda a competição, a subida à Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. O dia vai começar em Viana do Castelo, enfrentando o pelotão uma passagem no Parque Nacional Peneda Gerês.
No sexto dia de competição será a vez de Armamar se estrear como cidade de partida. O itinerário da 5ª etapa tem passagens por Lamego, Castro Daire, Alvarenga, Arouca e Vale de Cambra antes de terminar em Oliveira de Azeméis.
A anteceder a jornada de descanso, a partida para a 6ª etapa será dada em Aveiro e haverá passagens na Serra do Buçaco, Mortágua, Vouzela e São Pedro do Sul antes de terminar em Viseu.
No dia seguinte, 22 de agosto, a caravana estará de folga.
Gouveia dará a partida para a 7ª etapa com uma escalada até à Guarda antes da conclusão no Sabugal que se estreia como final de etapa.
A 8ª etapa será rainha, a 24 de agosto, com a subida à Torre (Seia).
Todos os que sobreviverem à Torre terão pela frente, na 9ª etapa, um contrarrelógio, entre a Praia do Pedrógão e Leiria.
No último dia, 26 de agosto, será Sintra a apadrinhar a saída da 10ª e derradeira etapa que vai terminar em Lisboa.
Antides Santo disse:
Tenho pena que o NOSSO estádio não esteja preparado para ser lá a chegada de uma etapa da Volta. No lado Sul há um portão; não seria possível fazer adaptações?
Antides – Barosa