Uma equipa de jovens investigadores na Marinha Grande está a trabalhar na manipulação de células para criar tecidos com uso na regeneração de ossos, cartilagem, pele e órgãos humanos, um projeto do CDRsp – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto com 12 milhões de euros de financiamento.
Localizado na zona industrial de Casal de Lebre, o centro trabalha todos os dias com os empresários para antecipar o futuro, procurando novos materiais, produtos e processos que adicionem valor derrubando fronteiras.
No final de 2011, tinha em curso 55 projetos avaliados em 8,1 milhões de euros, com parcerias entre investigadores portugueses e estrangeiros e colaborações com empresas e universidades nacionais e internacionais, de países tão diferentes como os Estados
Unidos, a Austrália e a Argentina.
Fundado em 2007, no Instituto Politécnico de Leiria, o CDRsp foca-se no produto e somou 27 pedidos de patentes em 2009 e 2010.
“Podemos oferecer aos investigadores e empresas que nos procuram conhecimento que nós desenvolvemos e os outros não têm”, afirma o diretor, Paulo Bártolo, lembrando a cooperação com a indústria através de consórcios e serviços prestados.
A estratégia até 2018 dá prioridade à sustentabilidade e aos materiais inteligentes. “Queremos ser nós a conceber as tecnologias que vão marcar o futuro e estamos empenhados em ter papel ativo na definição das áreas de desenvolvimento”, explica Paulo Bártolo.
Um futuro que já tem casa: em 2014, o CDRsp inaugura um novo edifício.
Leia a reportagem na íntegra na página 22 da edição de 22 de junho de 2012.
Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt
MANUEL VELOSO disse:
E PARA QUE FIQUE RESGISTADO , O NOVO FUTURO DA MARINHA GRANDE.
TODOS OS DIAS ASSIM E ANTES DO FIM DO MANDATO ESTA CAMARA PONHE O MUNICIPIO EM PANTANAS.OBRIGADO SR. PRESIDENTE
MANUEL VELOSO disse:
O PRESIDENTE DA CAMARA E O MAIOR ATE JA TEM UM MURO DE BERLIM NA SUA CAMARA , POIS O CORTE DA PONTE DA PRAIA DA VIEIRA ( VAI FAZER 1ANO) .
NAO LEVEM A MAL O PRESIDENTE SAO SAUDADES DA SUA RUSSIA .
OU SERA TOTAL IMCOMPETENCIA , NOS GASTOS DO DINHEIRO PUBLICO .
SABEM A ESTRADA ATLANTICA CUSTOU AO POVO 3MILHOES , E ISSO NAO E DINHEIRO, DESDE QUE POSSA TER UM MURRO DE BERLIM NO SEU MANDATO , JA E COMPENSADOR.
TANTA IMCONPETENCIA ,