O original de uma das estátuas do conjunto que homenageia as “Mulheres de Leiria”, situado à entrada do Parque Municipal, na cidade de Leiria, foi furtado há cerca de três semanas da Quinta de Santo António do Freixo, freguesia de Cortes, Leiria.

Jorge Santo, proprietário do espaço, já apresentou queixa na GNR e apela a quem encontrar a obra que contacte as autoridades policiais, ou a quinta pelo telefone 919 951 332. Promete, por outro lado, compensação a quem contribuir para a sua localização.
Segundo adiantou ao nosso jornal, o original da figura que surge em primeiro plano entre as restantes “Mulheres de Leiria” é, a exemplo do conjunto escultórico, uma peça da autoria do escultor Pedro Anjos Teixeira e data de 1940.
A estátua foi oferecida, à época, ao médico e poeta Américo Cortez Pinto, então proprietário da Quinta de Santo António do Freixo, e ali se manteve até à atualidade, ao lado de uma outra escultura.
Sem estimativa quanto ao valor da obra, Jorge Santo realça o facto de se tratar de uma peça única, que há décadas tem marcado a história da quinta.
(Notícia publicada na edição de 13 de julho)
MR