No antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique, Lisboa, chegaram a ser gravados programas de televisão. Inaugurado nos anos 30 do século passado e reconstruído de raiz na década de 50, foi demolido em 2010. No seu lugar está a nascer um prédio habitacional de luxo com centro cultural no piso térreo.
A obra, avaliada em cinco milhões de euros, é da responsabilidade da Monterg, de Leiria. O novo edifício Cinema Europa, propriedade da Granvale II, vai preservar na fachada o alto-relevo do escultor Euclides Vaz, que representa uma figura feminina dominando um touro em fúria, sob a égide de 12 estrelas europeias.
Com conclusão prevista para julho de 2013, o empreendimento será composto por dez pisos, três dos quais enterrados. Soma 25 apartamentos, incluindo um T5 com piscina interior privativa.
Para a Monterg, esta é a oportunidade de voltar a marcar a diferença no mercado de Lisboa, um alvo no segmento da reabilitação.
A empresa de Leiria foi responsável pela renovação da sede da Sociedade Nacional de Belas Artes (em 2009) e prepara-se para entregar dois edifícios residenciais nas avenidas Duque de Ávila e 5 de Outubro.
Depois de resistir ao embate da crise – caiu 7% no ano passado contra 35% de retração no sector – a Monterg espera melhores dias já em 2012.
“Estamos a encarar o ano com muito otimismo. Temos em carteira encomendas de 16 milhões de euros e uma previsão de faturação de 11 a 12 milhões, ou seja, iremos crescer cerca de 25%”, afirma o administrador António Pinto.
(notícia publicada na edição de 22 de junho de 2012)