Há vinte anos que a Batalha aguarda pela vinda de Moçambique de uma estátua equestre de Mouzinho de Albuquerque, herói militar português, natural do concelho.
Os esforços nesse sentido ainda não deram frutos, mas o município não desiste. Isso mesmo assegurou Carlos Henriques, vice-presidente da autarquia, em mais uma homenagem a Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, levada a cabo em julho pelo município e a Escola Prática de Cavalaria.
O autarca revelou que o objetivo passava por colocar na praça da Batalha batizada com o nome do militar “a estátua equestre que durante muitos anos teve o seu lugar na praça Mouzinho de Albuquerque, em Maputo. Hoje essa estátua está no átrio da fortaleza de Nossa Senhora da Conceição”, também na capital moçambicana.
Em 1992, o executivo camarário “envidou todos os esforços junto da embaixada de Moçambique em Portugal e junto do governo moçambicano, para que fosse possibilitada a vinda da estátua para a Batalha”, revelou.
Contudo, essas diligências não tiveram resultado prático. Ainda assim, “continuamos a acreditar que um dia será possível”, frisou Carlos Henriques que agradeceu a todos os que têm motivado a autarquia a desenvolver os esforços necessários para que Mouzinho de Albuquerque tenha “a homenagem a que tem direito”.
(Notícia publicada na edição de 27 de julho de 2012)
Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt