A Câmara Municipal da Batalha encontrou uma solução para reabrir o Posto de Turismo aos fins de semana e feriados, depois da Entidade Regional de Turismo ter ficado sem capacidade para suportar o funcionamento daquela infraestrutura e das de Leiria e Fátima.
A situação, que obrigou ao encerramento do Posto de Turismo da Batalha num período do ano em que é bastante procurado por visitantes (cerca de duas centenas por fim de semana), é ultrapassada com a contratação de uma funcionária através de um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Segundo a vereadora da Câmara da Batalha, Cíntia Silva, esta é uma solução que resolve o problemas “durante os próximos meses” e que permite dar apoio aos turistas que visitam a vila.
Nas últimas semanas, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha funcionou como apoio turístico aos visitantes, mas a alternativa não impediu uma “redução substancial” no registo do número de pessoas que pediram informações.
“O Posto de Turismo fica muito perto do Mosteiro e muitos visitam-no quase naturalmente. O museu fica um pouco mais afastado”, explica a vereadora, salientando a importância da reabertura, já a partir deste fim de semana:
“É uma mais valia para a Batalha e para toda a região. O Posto de Turismo da Batalha é dos mais visitados, por causa da proximidade com o Mosteiro. Há muitos visitantes que, daqui, têm conhecimento do que existe noutros pontos da região e, assim, ficam mais alguns dias”.