A Santa Casa da Misericórdia de Leiria entregou a gestão do Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA) à IdealMed, de Coimbra. O negócio deixa de fora a unidade de cuidados continuados, instalada no terceiro piso. A Misericórdia mantém a propriedade e a direção clínica do estabelecimento de saúde, que, para já, ganha uma nova valência: imagiologia.
A exploração do HDMA é atualmente deficitária e o contrato com a IdealMed envolve a prestação de serviços médicos e de apoio à gestão. Para Fernando Lopes, provedor da Misericórdia de Leiria, a parceria “vai contribuir para o crescimento” do hospital, “capacitando-o para a realização de novos investimentos” e dotando-o de condições “para atrair os melhores especialistas, a nível nacional”. Lembra o responsável que as reformas na saúde em Portugal “poderiam vir a comprometer o modelo instituído no HDMA, refletindo-se na sua sustentabilidade futura”.
Em Leiria, o Grupo promete investir “alguns milhões de euros” para gerar “mais e melhores serviços”. Por exemplo, na área da saúde materno-infantil e obstetrícia, entre outras de maior diferenciação. Não está excluída a criação de uma maternidade, a prazo.
Leia o artigo na íntegra na edição de 14 de setembro de 2012.
Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt