“Titanic”, “A Aldeia da Roupa Branca”, “A fuga das galinhas” e “Austin Powers” foram alguns dos filmes representados na 10ª Regate de Jangadas, em Cortes, Leiria. O cinema foi o tema escolhido e as jangadas vestiram-se a rigor.
A tarde solarenga de domingo convidou milhares de curiosos a irem até às margens do rio Lis, na freguesia de Cortes, para assistirem à descida de 23 jangadas. Foram vários os momentos cómicos por causa das quedas de quem ia em cima das jangadas ou dos elementos da organização que preparavam a descida das jangadas a concurso. Até um ganso curioso teve direito a protagonismo quando resolveu passear-se pela “pista”.
A grande vencedora foi a jangada “Titanic”, pela originalidade, criatividade, estabilidade e robustez, informou a organização. Desta vez não foi o mítico barco a ir ao fundo mas sim o iceberg, que não resistiu à descida pela rampa construída para a regata.
E todos os locais eram bons para assistir ao evento: quer seja nas bancadas colocadas para a assistência, em cima dos muros ou até mesmo em cima das árvores em redor do percurso, todos procuraram o melhor sítio para ver a regata e, principalmente as quedas.
Ainda que quase todas as jangadas tenham resistido à descida, foram poucas as que não acabaram por naufragar, por culpa dos concorrentes que, por brincadeira, lançaram à água os que ainda estavam secos.
Terminado o concurso, houve lugar para os mais novos experimentarem a rampa e deslizarem até à agua.
A edição deste ano registou a maior afluência de todas até agora realizadas e a organização espera que a próxima regata, daqui a dois anos, tenha mais participantes e mais público, para “continuar a dar utilização ao rio”.
porto de mos disse:
Não conhecia. é lindo. contunuem….