Nasceu um novo projeto na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, dirigido a alunos com autismo. A arte surge como denominador comum da iniciativa que prevê a dinamização de ateliês de pintura, cerâmica e artes plásticas, com o apoio dos alunos do curso de artes do 12º ano.
Cada jovem com autismo terá a oportunidade de trabalhar na área da sua preferência e vocação. As obras produzidas serão, no final do programa, divulgadas e apresentadas à comunidade, podendo vir a ser realizado um leilão das peças de arte.
Segundo João Teodósio, presidente da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria (APPDA Leiria), o projeto “Arte e Austismo” enquadra-se no alargamento da escolaridade obrigatória ao ensino secundário, sendo que este é o primeiro ano em que alunos com necessidades educativas especiais frequentam o 10º ano.
Na sessão de apresentação do projeto Arte e Autismo, sexta-feira da passada semana, João Teodósio destacou o objetivo da ação: “sensibilizar a comunidade e a área educativa” para a perturbação do espetro do autismo, promovendo a integração social e cultural.
As atividades iniciaram dia 9 de outubro e têm duração prevista até final do ano.
O dirigente associativo afirmou ainda que a “solidariedade tem sido uma ajuda preciosa” para a associação, pelo que “a escola Domingos Sequeira não foi escolhida por acaso, mas devido ao seu historial nestas iniciativas”. Porém, o projeto decorrerá também na EBI das Colmeias, na EB 2,3 José Saraiva e na EB 2,3 dos Marrazes.
(Notícia publicada na edição de 4 de outubro de 2012)