Desde a última quinta-feira, dia 11, que a avenida D. José Alves Correia da Silva, em Fátima, já se encontra aberta ao trânsito. A obra, porém, não foi inaugurada por ainda haver trabalhos por concluir.
Segundo o vereador Nazareno do Carmo, a empreitada tem estado a decorrer com o “andamento possível”. Após um primeiro reajustamento no calendário, que apontava a conclusão para 4 de outubro, o empreiteiro pediu agora que o prazo fosse alargado até 28 de dezembro.
Como o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) encerra a 31 de dezembro “acordámos, como forma de pressão, a abertura da via à circulação automóvel para o dia 10 do corrente mês de outubro, o que veio a acontecer no dia seguinte, pelo que a avenida já é circulável, de forma rodoviária, na sua totalidade”.
O túnel abriu dia 12 mas apenas para viaturas de emergência. Nesta parte da obra, a cargo do Santuário de Fátima, falta apenas a certificação da parte energética.
Os pagamentos estão em dia, refere o vereador, “não se vendo assim motivos para que a obra se esteja a atrasar de forma tão acentuada, estando nós, neste momento, na disposição de entrar área das penalizações”.
Cláudia Gameiro
claudia.gameiro@regiaodeleiria.pt