“Branca de Neve”, “mergulhador”, “joaninha”, “leão” e até um “casal de noivos” desfilaram pelo jardim de Santo Agostinho, em Leiria, na última sexta-feira. Estranho? Nem por isso: foi o concurso de máscaras caninas, que juntou o Centro Veterinário do Oeste (CVO), a Associação Zoófila de Leiria (AZL) e o bar Ócio na comemoração do Dia Mundial do Animal (4 de outubro).
Há quatro anos que a iniciativa se realiza e Martha Barreto, médica veterinária do CVO, faz um balanço “muito positivo: a adesão foi grande”.
A tarde soalheira “convenceu” os donos a levar os seus animais à festa. E foram muitos os que apareceram vestidos a rigor. Uns com fatos elaborados, outros nem tanto, o importante era participar.
Trinta animais desfilaram e, se alguns quiseram passar despercebidos percorrendo a passerelle o mais rápido possível, outros fizeram questão de posar para a fotografia.
Os vencedores do concurso foram os “Noivos”: dois patudos de grande porte que fizeram as delícias da audiência.
Como prémio, o casal recebeu um saco de ração. O cão “mergulhador” recebeu a medalha de prata e ração e o último lugar do pódio foi atribuído à “Branca de Neve”, que também teve direito a um saco de comida.
O júri, composto por elementos da AZL, selecionou os vencedores de acordo com a originalidade dos fatos, a complexidade dos mesmos e a reação do público aquando do desfile. O evento serviu também como festa do quarto aniversário do CVO.
Fotos: Centro Veterinário do Oeste