Do meio-dia à meia-noite, doze horas a ver cinema francês. A sedutora proposta é da livraria Arquivo, em Leiria, que recebe quarta-feira, 21 de novembro, a primeira de várias maratonas organizada pelo coletivo a9)))).
Em dezembro, já se sabe, a inspiração será o cinema italiano. E depois seguem-se outras temáticas nesta proposta cinematográfica do coletivo, produzida em colaboração com a livraria.
A primeira Maratona de Cinema da Arquivo vai procurar fazer “uma abordagem geral do trajeto e da importância do cinema francês”, explica Álvaro Romão, que programou a proposta de acordo com a disponibilidade de cópias editadas em Portugal.
“Para uma melhor compreensão do que é o cinema francês optou-se por escolher um filme por década, entre os que consideramos de maior importância e que têm estado mais esquecidos”, acrescenta o responsável do a9)))).
Os filmes serão projetados na livraria em vídeo, em cópias DVD e com legendas em português, a partir das 12 horas de dia 21, em formato non stop. A entrada é gratuita.
Os filmes
21 de novembro
12 horas – “A regra do jogo”, Jean Renoir (1939)
14 horas – “O acossado”, de Jean-Luc Godard (1960)
16 horas – “A diva e os gangsters”, Jean-Jacques Beineix (1981)
18 horas – “Os juncos silvestres”, André Téchiné (1994)
20 horas – “As praias de Agnès”, Agnès Varda (2008)
22 horas – “Os bem-amados”, Christophe Honoré (2011)
ML