
Pedro Faria, empresário e dirigente associativo da região centro, é o novo presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
Gestor do grupo SIVAL desde 1976, Pedro Faria desempenhava até agora o cargo de vice-presidente do Conselho Geral, que liderava provisoriamente depois do falecimento de José Ribeiro Vieira, anterior presidente deste órgão de gestão.
De acordo com os estatutos, o Conselho Geral do IPL é composto por 33 membros, representantes dos professores e investigadores do Instituto, representantes dos estudantes, personalidades externas “de reconhecido mérito (…), com conhecimentos e experiência relevante”, e um representante do pessoal não docente e não investigador do IPL.
Ao Conselho Geral competem diversas funções, no âmbito da colaboração com a presidência do IPL, como a apresentação de propostas com vista à melhoria do funcionamento da instituição, aprovar as estratégias e linhas gerais a desenvolver, criar, transformar ou extinguir unidades orgânicas, aprovar os planos anuais de atividades, fixar as propinas devidas pelos estudantes, entre outras funções.