No Moinho do Papel, em Leiria, junto ao jardim de Santo Agostinho, vende-se pão caseiro, todas as sextas-feiras. Pelas 11 horas, o espaço de moagens do Museu abre as portas para vender pão e broa, acabadinhos de fazer.
Ao entrar no edifício, deparamo-nos em frente com a sala de moagem e armazenamento, onde a farinha é confecionada.
À esquerda, fica o forno. “A farinha que uso é toda feita e peneirada no moinho”, afirma Sandra Silva, que tem a concessão do espaço.
Uma hora costuma ser o tempo suficiente para acabar com o stock de pão, largo, com cerca de 40 centímetros, sobrando apenas algumas broas, também confecionadas no espaço. Na última sexta-feira, quando o REGIÃO DE LEIRIA visitou o espaço, pouco depois do meio dia, já só restava um pão.
Além do pão e da broa com um custo de um euro, há também broa recheada com chouriço e bacon (1.70 euros) e pão com chouriço (0.80 euros)
Quem preferir levar a farinha para casa e fazer o seu próprio pão, pode faze-lo durante toda a semana (segunda a sexta-feira das 9h30 às 13 horas e das 14 horas às 17 horas, ao sábado das 14 horas às 17h30).
Os interessados podem fazer a encomenda do pão ou adquirir diretamente no local. A responsável do Moinho do Papel confessa que “não se trata de um negócio, mas antes de uma experiência de confeção de pão artesanal ao mesmo tempo em que se dá a conhecer o espaço museológico”.
Informações através do número 244 839 672 ou do email moinhodopapel@cm-leiria.pt
sandra disse:
Para começar o horário esta mal.( é das 9h30 as13 e 14 as 17h ) depois o pão e a broa são amassados no moinho.
È moinho do papel e não de papel.
Manuel Leiria disse:
Obrigado pela atenção, as informações já estão retificadas. Continuação de boas fornadas!