Muitas taças, terrinas, copos e gamelas ocupam uma das galeria do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria. Não, não foi o museu que alargou a sua oferta à restauração: é o Gamelão de Porcelana e Cristal, uma estrutura gigante que é apresentada ao público sábado, dia 22 de dezembro, num concerto às 18 horas.
O instrumento é inspirado no gamelão de Java e do Bali e foi criado para ser tocado por muitas pessoas ao mesmo tempo. O Gamelão de Porcelana e Cristal está em Leiria a convite do Orfeão de Leiria e serão alunos e professores da escola de música do conservatório que vão atuar sábado, explorando as inúmeras possibilidades sonoras da estrutura.

Durante alguns meses o Gamelão ficará em Leiria, permitindo ao Orfeão de Leiria desenvolver atividades dedicadas aos mais novos e aos adultos, no âmbito do projeto Sons do Universo.
O Gamelão de Porcelana e Cristal é um projeto de investigação artística realizado pela Companhia de Música Teatral. Pretende catalisar novas práticas performativas e explorar um território interdisciplinar, que permita gerar e testar ideias ao nível da composição musical, da escultura, da criação de novos instrumentos, da pedagogia, da comunicação interpessoal, dos materiais, da acústica e do design.
Foi criado no âmbito do projeto Opus Tutti, uma colaboração da Companhia de Música Teatral com o Laboratório de Música e Comunicação na Infância/CESEM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL, e é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.