Um momento histórico para a música de Leiria. Sábado, Banda Sinfónica da associação de filarmónicas estreou-se num Teatro José Lúcio da Silva cheio e entusiasmado.
Concretizou-se uma ambição antiga: juntar num mesmo palco uma seleção de músicos das 11 filarmónicas do concelho. O projeto levado a cabo pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria resultou em pleno, sublimando a importância do Concerto de Ano Novo.
Numa mensagem no Facebook, Alberto Roque, que acumula com Paulo Salgado a direção artística da banda neste primeiro ano, considerou a estreia um “grande dia” pela receção demonstrada: “Teatro cheio e público entusiasta para ouvir os talentos das nossas bandas!”.
O maestro considera que o projeto “vem enriquecer a nossa região e, claro, as nossas bandas filarmónicas”.
“Ainda por cima [com] o privilégio de ter o maestro Béreau a ‘conduzir’ este ‘nascimento’!”, escreveu, numa alusão à participação do francês Jean Sebastien Béreau no arranque da banda e direção do concerto (no vídeo aqui publicado, o maestro dirige a Banda Sinfónica, numa interpretação de “Les méandres de la Pensée”, de Karim Maurice)