O Orfeão de Leiria vai organizar um conjunto de workshops que vão permitir aos mais novos e aos adultos experimentar e fazer música com o Gamelão de Porcelana e Cristal, que está instalado no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.
As atividades começam já no dia 7 de janeiro, e acontecem todas as segundas, quartas e sábados, sendo que cada dia contará com dois workshops, um a iniciar às 10h00 e outro às 11h15.
As sessões de segunda e quarta-feira são especialmente desenhadas para crianças, e as de sábado para famílias, ou seja, crianças acompanhadas pelo pai, pela mãe, por ambos, ou por outro adulto.
Os workshops, com capacidade média para 20 pessoas, terão um custo de 2,5 euros por pessoa, e serão ministrados pelo professor da Escola de Música do Orfeão de Leiria, Joaquim Branco.
A experimentação e a mistura de sonoridades e tecnologias estarão também em destaque nos concertos programados para os próximos meses: “Porcelana, Cristais e Sopros”, “Porcelanas, Cristais e Cordas” e “Porcelana, Cristais e Bites”
“O Gamelão tem um ritmo envolvente, sons cristalinos, límpidos, agudos e graves, e pode ser tocado por uma multidão, que, coordenada, faz música com os mais elementares sons do universo”, salienta Joaquim Branco, acrescentando que “o que é interessante e desafiante neste instrumento é que, mesmo sem preparação, é possível as pessoas expressarem-se musicalmente, sozinhas ou em grupo, desde crianças a adultos. É, de facto, um instrumento único”.
O Gamelão de Porcelana e Cristal é, em simultâneo, um instrumento musical, obra de arte e peça de design, e está instalado na Galeria de Exposições Temporárias do m|i|mo, ocupando a quase totalidade desse espaço.
O instrumento, composto por por peças de faiança, cristal e grés, está em Leiria no âmbito de uma parceria entre o Orfeão de Leiria e a Companhia de Música Teatral.