Cerca de 70 os estudantes estrangeiros escolheram uma das escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para estudarem no segundo semestre, ao abrigo do programa Erasmus. Ontem, dia 26, o IPL proporcionou-lhes um dia diferente.
Oriundos de Espanha, Bélgica, Croácia, Finlândia, Noruega, Suécia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Roménia, Eslovénia, Turquia, Brasil ou Guiné-Bissau, os estudantes chegaram este mês a Leiria. Para “quebrar o gelo” , o IPL convidou-os a participar em várias iniciativas e visitas, promovendo o contacto entre todos.
Além de uma sessão de boas-vindas, os alunos assistiram à atuação da Tum’Acanénica, participaram num almoço tipicamente português na cantina da ESTG e num passeio pedestre no Pinhal de Leiria, entre a Ponte Nova e a farol de S. Pedro de Moel, e visitaram o Sítio da Nazaré.
“O IPL promove este dia, a par de outras ações, de forma a incentivar a partilha e a troca de experiências mútuas, porque ser Erasmus, por exemplo, é muito mais do que fazer cadeiras e ficar a conhecer mais uma cultura“, explica Ana Cecília Boa-Ventura, responsável pela mobilidade de estudantes no Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI) do instituto.
“O que queremos é, de facto, fazer deste dia – que é verdadeiramente multicultural – o kick off de uma experiência enriquecedora e inesquecível aqui em Leiria. Além disso os estudantes incoming, como estão todos na mesma situação, acabam por se identificar e fazer amizade uns com os outros, e não só com os estudantes portugueses. Com estas ações também se cria uma relação de confiança com o GMCI, que está cá para os apoiar em tudo, desde questões mais académicas a dúvidas do dia a dia, como questões relativas à saúde, utilização de dinheiro, vistos, etc.”, acrescenta a responsável, numa nota à imprensa.