O CEPAE – Centro do Património da Estremadura vai organizar os cursos livres “A Arte Barroca – o ser e o parecer ou essência e ilusão”, em Pombal, e “Monges e camponeses. A vida num mosteiro cisterciense”, em Leiria.
“A Arte Barroca” decorrerá às terças-feiras, entre 9 de abril e 7 de maio, no Museu Municipal Marquês de Pombal, das 19h30 às 21 horas.
O curso está a aberto a todos os que se interessam pelo tema e vai ser ministrado pela formadora Sónia Vazão, licenciada em História – variante História da Arte.
“Monges e camponeses. A vida num mosteiro cisterciense” terá lugar no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, às quarta-feiras, a partir de 3 de abril até 8 de maio, entre as 19 e as 20h30.
A formação será orientada pelos historiadores Rui Rasquilho e António Maduro, e abordará temáticas relacionadas a origem do monaquismo, a instalação da ordem de Cister em Portugal, a organização conventual, usos e costumes, o barroco alcobacense, entre muitos outros assuntos.
Integrado no programa de “Monges e camponenses”, está uma sessão extra no dia 19 de maio, domingo, com visita ao castelo, mosteiro e coutos de Alcobaça.
Informações e inscrições através do telefone 244 766 199 (entre as 10 e as 13 horas) ou e-mail mail@cepae.pt.