Entram em funcionamento sexta-feira, 5 de abril, os oito aparelhos de ginásio instalados ao ar livre junto ao circuito Polis de Leiria, no Marachão, nas traseiras do Edifício 2000.

Habitualmente utilizado por muitos para caminhadas, corridas ou voltas de bicicleta, o circuito fica assim reforçado ao nível da oferta para atividade física.
A Câmara de Leiria justifica a aposta com a necessidade de “estimular a prática de atividade física regular e sensibilizar os cidadãos para a aquisição de hábitos de vida ativa e saudável”.
O equipamento, constituído por oito aparelhos, é sobretudo vocacionado para adultos e idosos, sendo a utilização gratuita.
A autarquia recomenda que sejam utilizados sequencialmente, servindo a Bicicleta e o Remo como aquecimento preparatório para os restantes exercícios: Balança, Flexões, Abdominais, Elevador, Barras Paralelas e Trícep.
O município de Leiria apela ainda aos cidadãos que cumpram as regras de utilização dos equipamentos, não só para que possam tirar o máximo proveito da sua utilização, bem como para que se possa garantir a sua preservação em bom estado.
A Organização Mundial de Saúde, a União Europeia e os seus Estados-membros recomendam um mínimo de 60 minutos diários de atividade física, de intensidade moderada, para crianças e jovens, e um mínimo de 30 minutos diários de atividade física moderada para adultos, incluindo idosos.
Equipamentos:
Bicicleta e Remo – Permitem ao utilizador realizar um aquecimento preparatório para as restantes estações, ou um treino cardiorrespiratório, se prolongarmos o seu tempo de execução. Ambas permitem desenvolver a resistência tanto do trem inferior como do superior, uma vez que a bicicleta é composta por um ciclo ergómetro de braços e outro de pernas.
Balança e Trícep – Contemplam o treino neuromuscular, que progride dos grandes grupos musculares e movimentos multiarticulares para os pequenos grupos e mono articulares. Nestas estações, solicita-se aos utilizadores que realizem uma série de 10 a 15 repetições do exercício proposto, com o objetivo de desenvolver a força resistente, contemplando o maior número de grupos musculares, como de movimentos articulares, numa sessão de treino que englobe a totalidade do corpo.
Balança – Permite desenvolver a força resistente dos membros inferiores, nomeadamente com as ações de flexão e extensão dos joelhos.
Flexões – Permite desenvolver a força resistente dos membros superiores, com a sua ação a incidir sobre os músculos do peito e braços.
Abdominais – Consiste numa flexão do tronco ou numa pequena elevação das omoplatas por parte do utilizador que se encontra em decúbito dorsal no banco, permite desenvolver a força resistente do tronco, nomeadamente dos músculos do abdómen.
Elevador – Permite desenvolver a força resistente dos membros superiores, nomeadamente dos músculos posteriores do tronco (costas), responsáveis pela ação de puxar acima da cabeça, ou do movimento de elevação do tronco.
Paralelas – Permite desenvolver a força resistente dos músculos abdominais e flexores da coxa, uma vez que o utilizador apoiado nas barras, executa o exercício de elevação dos joelhos fletidos, na direção do tronco.
Tríceps – Permite desenvolver a força resistente dos braços, incidindo a sua ação sobre o músculo tríceps, na zona posterior do braço.
Beatriz Vaz disse:
Muitos Parabéns à Câmara de Leiria pela disponibilidade destes equipamentos mas sobretudio por pensar naqueles que não têm dinheiro para ir ao ginásio.