Cinco alunos da EB1 de Pisões, freguesia de Pataias, Alcobaça, foram hospitalizados esta tarde com sintomas de intoxicação. A água de uma garrafa poderá estar na origem das queixas.
O primeiro alerta foi recebido pelos Bombeiros Voluntários de Pataias através do CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes, às 13 horas, depois de uma criança se queixar de irritação na garganta, dores abdominais, vómitos e irritação na língua, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA Nélio Gomes, comandante da corporação de Bombeiros.
Cerca de 50 minutos depois, a professora voltou a chamar os bombeiros quando mais quatros alunos se queixaram de sintomas semelhantes.
Ao que tudo indica as cinco crianças, dois rapazes e três raparigas, entre os 7 e os 11 anos, terão bebido água da mesma garrafa, de litro e meio, que foi retirada de um pack de compra, adiantou Nélio Gomes. Um “denominador comum” que faz aumentar as suspeitas quanto à origem dos sintomas.
Os alunos foram todos transportados para o Hospital de Santo André, em Leiria, acrescentou o responsável, tendo a garrafa de água sido enviada para análise.
(atualizada às 11 horas de 24 de maio de 2013)
Três das cinco crianças já tiveram alta, apurou hoje o REGIÃO DE LEIRIA, junto do presidente da Câmara de Alcobaça, que tem acompanhado a evolução da situação. Os alunos estão bem, embora dois continuem internados, e a escola está a funcionar normalmente, referiu Paulo Inácio.
Quanto à origem das queixas, o autarca adianta que a delegada de Saúde do concelho está a averiguar se as suspeitas se confirmam, considerando prematuro tirar conclusões enquanto as averiguações estiverem a decorrer.
Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt