A empresa Profresco, de Peniche, desenvolveu um novo produto alimentar que vai ser comercializado nos supermercados El Corte Inglés.
Trata-se de pescado fresco embalado em atmosfera controlada e pronto a cozinhar. Este conceito concorre sobretudo com marcas estrangeiras e permite à Profresco colocar a sua marca Baleal pela primeira vez numa cadeia de distribuição multinacional.
Segundo Luís Simões, da Profresco, empresa familiar criada em 1994, este novo produto visa ir “ao encontro das novas tendências do mercado” e foi desenvolvido com a colaboração da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, que integra o Instituto Politécnico de Leiria.
O pescado fresco embalado em atmosfera controlada está ligado a outro projeto da Profresco, a Boutique do Peixe. Trata-se da marca para uma rede de lojas urbanas de produtos do mar – pescado e marisco – que a empresa pretende expandir em regime de franchising, a partir de Peniche.
O conceito baseia-se na “racionalização das quantidades por embalagem”, de modo a compor uma oferta atrativa, explica Luís Simões.
Localizada na Marginal Norte de Peniche, a Profresco dispõe de fábrica, peixaria e marisqueira, mantendo um serviço de “take away” exclusivamente de peixe e marisco.
Num futuro próximo espera licenciar uma estrutura depuradora de bivalves cujo investimento está concluído há dois anos. No entretanto, a empresa encontra-se a preparar a instalação de uma zona de esplanada com vista para o arquipélago das Berlengas.
Relativamente aos conceitos de marisqueira e “take away”, agregados sob a marca M de Marisco, constituem um serviço que permite ao cliente escolher de entre uma lista predefinida de iguarias ou então selecionar o peixe na loja da Profresco e solicitar a confeção da refeição no local, mediante o pagamento de uma taxa.
A marca M de Marisco também poderá vir a ser alvo de expansão associada à rede Boutique do Peixe, adianta Luís Simões.
(Notícia publicada na edição de 16 de maio de 2013)
CG