Cozinhar, jogar à batalha naval, apostar na bolsa, criar uma catapulta. Todas estas atividades são instrumentos de desenvolvimento pessoal na Younity, coletivo de Leiria que se dedica à organização e dinamização de ações de motivação e “team-building” para empresas.
No mercado desde janeiro, a Younity propõe dinâmicas tão diversas como corridas à exploração de petróleo, combates contra vírus informáticos, construções de mecanismos em cadeia e leilões de pintura, a partir de 1.800 euros para um dia com 20 participantes.
Com 30 ideias base, sempre trabalhadas para produzir um formato à medida de cada cliente, as ações desenvolvidas visam tipicamente melhorar a comunicação entre elementos de uma equipa, ensinando a gerir o tempo, a tolerar a pressão e a focar na concretização dos objetivos.
Mas, como também este sector sofre os impactos de um ciclo económico recessivo, fazer diferente é essencial. “A novidade está no conceito multimédia ao serviço destas atividades.
O segundo conceito diferenciador é a possibilidade de fazermos as atividades nas instalações do cliente”, explica Leonel Fernandes, da Younity.
“O que é uma fábrica todos os dias pode tornar-se o cenário de uma corrida ao ouro”, afirma, explicando que as dinâmicas utilizam frequentemente iPads e outros dispositivos móveis.
Os sócios da Younity – Leonel Fernandes, Leonardo Alves e Raul Mota – acumulam 12 anos de experiência no sector e acreditam que têm uma oferta ajustada ao contexto de crise.
“O que algumas empresas veem aqui é a oportunidade de mostrarem que se preocupam com os trabalhadores”, considera Leonel Fernandes.
(Notícia publicada na edição de 24 de abril de 2013)