Chegou o momento alto da época: a APD-Leiria prepara-se para disputar a final do campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas, à melhor de três, com a APD-Braga.
Os dois primeiros desafios são no fim de semana, no pavilhão da Maceira, e a equipa de Leiria gostava de ter “casa” cheia. “Vamos fazer das tripas coração para ganhar, mas Braga tem uma equipa bastante jovem, renovada e competitiva. Vem um autocarro, pelo menos, com adeptos para os apoiar. Seria bom se tivéssemos igual apoio”, diz Manuel Sousa, um dos atletas mais antigos da APD- Leiria.
Com um campeonato nacional, duas taças de Portugal e uma supertaça no currículo, nas últimas épocas as competições foram decididas entre Leiria e Braga.
Mas se os bracarenses rejuvenesceram, os leirienses debatem-se com dificuldades. O grupo base é o mesmo há anos e os “reforços” da antiga equipa da Tocha nem sempre conseguem treinar. Mas a principal dificuldade é o material: “Faltam bolas e as nossas cadeiras estão completamente obsoletas”, explica o Manuel Sousa, que considera a divulgação da modalidade “fundamental” para a promoção do basquetebol em cadeira de rodas.
Sábado, o primeiro jogo é às 15 horas, domingo às 11 horas. A entrada é livre.
Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt