As alterações foram introduzidas pelo ministério da Educação, nas últimas semanas, e obrigam a Câmara de Leiria a não contratar a prestação de serviços para Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas de 1º ciclo do concelho de Leiria.
A partir de setembro, este serviço passará a ser assegurado pelos Agrupamentos de Escolas, informou a autarquia em comunicado.
A pouco mais de um mês do regresso à aulas, a Câmara já tinha iniciado os procedimentos para a contratação de AEC para o ensino de inglês, música, atividade física e desportiva e atividades lúdico-expressivas, situação que teve que inverter, com a anulação de todos os concursos.
Com a nova legislação, as atividades curriculares serão prolongadas das 15h30 até às 16h30, com o ministério da Educação a garantir o funcionamento da “escola a tempo inteiro” até às 17h30, através do recurso a apenas uma hora diária de atividades de enriquecimento curricular.
Face aos anos letivos anteriores, estas atividades serão, assim, reduzidas de dez para cinco horas semanais e asseguradas pelos Agrupamentos de Escolas, que passam a gerir todo o tempo escolar em que os alunos permanecem no estabelecimento.
(Notícia publicada na edição de 25 de julho de 2013)