Há novas caras, algumas trocas, regressos, saídas, novos desafios e objetivos diferentes. A época de andebol que arranca este sábado, dia 14, coloca frente a frente as duas equipas da região, no eterno dérbi feminino da modalidade: Juventude Desportiva do Lis (Juve Lis) e Colégio João de Barros encontram-se na primeira jornada do campeonato.
Mas vamos por partes. Depois de anos e anos com o duelo “Afra – Félix”, o cartaz de sábado anuncia “Machado – Félix”. Rui Machado é o novo treinador da Juve Lis, após a saída, por razões pessoas de André Afra. O agora técnico das meninas da Juve conhece bem a casa. Treinador do clube leiriense há cinco épocas, sempre entre rapazes, nos escalões juniores e seniores, encara este “convite” como um “grande desafio e o sonho de qualquer treinador poder jogar ao mais alto nível contra as melhores equipas”.
O encontro com o CJB “é apenas um jogo entre duas grandes equipas ‘rivais’ dentro do campo, mas parceiras extra jogo”, considera Rui Machado, que perdeu atletas para a formação das Meirinhas: Gizelle Carvalho e Mariama Sanó, e Inês Silva que abandonou a competição.
No entanto, nada está perdido: “A saída de algumas atletas que fizeram parte da história do clube, permitiu com que se abrissem novas portas e mais espaço para atletas mais jovens, com muito valor e com uma enorme vontade de vencer”, argumenta. “Aliando esta juventude e irreverência com a enorme vontade em triunfar, o que podemos prometer é muita luta, espírito de sacrifício para elevar o bom nome do clube e afirmar a Juve Lis como uma das quatro melhores equipas a nível nacional”, acrescenta.
Paulo Félix preferia arrancar o campeonato com outro adversário, mas este será mais um jogo em que a equipa vai entrar para vencer. “Tenho a certeza que a nossa equipa vai crescer muito ao longo do campeonato, temos outras soluções que não tínhamos no passado e quando tivermos todas as atletas integradas penso que iremos construir um grupo muito forte”, afirma o treinador do CJB, vice-campeão nacional e finalista da Taça de Portugal, que procura “fazer a melhor época da história do clube”. Ana Paula Costa, Ana Isabel e Raquel Ribeiro são outras entradas no Colégio João de Barros.
Em comum, os dois técnicos desejam boas prestações ao adversário e fazer da modalidade em Leiria “uma referência do andebol nacional”.
Sábado, a partir das 16 horas, Juve Lis e João de Barros dão início ao campeonato, no pavilhão da Juve Lis, em S. Romão, Leiria.
Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt