É o momento mais alto desde a fundação: a Academia Annarella regressou de Bruxelas com um segundo lugar entre as 70 escolas europeias que competiram no Youth America Grand Prix (YAGP), incluindo o Conservatório Nacional, de Lisboa.
“É o concurso de dança mais importante e reconhecido do mundo. É uma emoção muito grande para mim”, reconhece Annarella Sanchez, a cubana responsável pela academia que surpreendeu na Bélgica. “É o maior reconhecimento em 17 anos de trabalho em Portugal”.
Todos os 16 bailarinos da academia (entre os 9 e 13 anos) que estiveram em Bruxelas, e dançaram entre centena e meia de concorrentes, garantiram o apuramento para a final do YAGP, em Nova Iorque, em abril de 2014, consequência do elevado nível demonstrado no concurso.
Quatro alunos, Laura Viola, Sofia Silva, António Casalinho e Francisco Gomes, terminaram no top 12, garantindo acesso direto à final de Nova Iorque. Melhor ainda fez João Gomes, que ficou no top 6, apurando-se também diretamente.
Notas especiais para o terceiro lugar de Sofia Silva em júnior contemporâneo e para Francisco Gomes, segundo em pré-competitive clássico, a quem foi atribuída uma bolsa de estudo na JKO School – American Ballet Theatre, por ter sido considerado “jovem promissor”.Destaque também para o primeiro lugar em pré-competitive clássico de António Casalinho e para Sara Amoroso, convidada a frequentar um curso intensivo durante a final nos Estados Unidos da América.
Além disso, todas as cinco coreografias de grupo foram apuradas para a final de Nova Iorque.
O Youth America Grand Prix é considerada a maior competição de ballet jovem (dos 9 aos 19 anos) do mundo, atribuindo cerca de 200 mil euros em bolsas de estudo às principais escolas de dança. As semifinais acontecem na Argentina, México, Brasil, Europa e Japão e a final em Nova Iorque.
Resultados:
– Prémio de 2ª Melhor Escola (num total de 70 escolas e conservatórios de toda a Europa)
– Quatro alunos classificados no top 12: Laura Viola, Sofia Silva, Antóno Casalinho e Francisco Gomes
– Um aluno classificado no top 6: João Gomes
– 3º lugar júnior contemporâneo: Sofia Silva
– 2º lugar pré-competitive clássico: Francisco Gomes
– 1º lugar lugar pré-competitive clássico: António Casalinho
– Todas as cinco coreografias de grupo com mais de 94 pontos, apuradas para a final de Nova Iorque
Outros vídeos de entrega dos prémios:
Alberto Costa disse:
Sem duvida um orgulho para Portugal o em especial para Leiria.
Ter um filho nesta escola deve ser uma honra.
Agora entendo quando ouço dizer que a maioria das escolas de Leiria,de uma forma ou de outra começaram ali, e que as "estrelas" das outras escolas foram formadas lá; pelos vistos só lá se trabalha com rigor.
Realmente parece que a Cubana sabe do assunto mais que ninguem e consegue fazer o milagre de pôr os Portugueses a trabalhar a sério.
Muito obrigado por tudo o que tem feito por esta cidade.
Lute para trazer algum prémio N.York.