Troca de pneus
Sempre que chega o momento de comprar pneus para o carro, surge uma dúvida: porque se mudam os pneus de frente para trás e compram novos para por à frente?
“O aconselhado pelas grandes marcas de pneus é o uso dos pneus novos no eixo traseiro.
A explicação torna-se muito simples e com dois aspetos importantes.
Aderência em curva: o eixo com mais tendência a fugir é o traseiro, quer seja carro de tração dianteira ou traseira. Ao curvar, a frente do carro quer apontar para o centro da curva, enquanto que a traseira tem tendência a se afastar. Este efeito designa-se por força centrípeta.
Estabilidade na travagem: se, em curva, for necessária uma travagem, o eixo traseiro quer mover a sua ‘massa’ no sentido da curva.
Só desta forma é possível assegurar a sua segurança. Com o aproximar das chuvas, convém reforçar a atenção, pois o efeito da força centrípeta toma proporções ainda maiores”.
Daniel Meira
técnico da Pneutec
Pode colocar a sua dúvida ou procurar esclarecimentos sobre assuntos relacionados com o mundo automobilístico através desta secção. Basta enviar a sua dúvida automóvel para redacao@regiaodeleiria.pt. Todas as semanas procuramos um especialista para o ajudar
pneus de inverno disse:
Outro fenómeno é quando a gente coloca só dois pneus de inverno: é isto que acontece: http://www.rezulteo-pneus.com.pt/neve-pneus-inver…
O carro fica maluco.