Carolina Rodrigues tem nove anos e frequenta a Escola Básica de Ortigosa, Leiria. É uma das muitas crianças que se deliciaram com a exposição da comunidade 0937, com construções originais de peças Lego, no edifício Banco de Portugal. Recriações de figuras e monumentos históricos estão expostas até 3 de janeiro no espaço dedicado à “Fábrica do Pai Natal”.
Os olhos de Carolina brilharam logo à entrada, quando encontrou a recriação do filme “Príncipe da Pérsia”. Ao lado, a Torre Sineira do “Crime do Padre Amaro” despertou-lhe a curiosidade.
Aprendeu e descobriu um pouco da história cultural de Leiria. Na cidade Lego, perdeu-se nos pormenores do hospital, do quartel de bombeiros, da escola ou do jardim em ponto pequeno. Mais à frente, encontrou uma aldeia medieval e representações dos filmes “Guerra das Estrelas” e “Senhor dos Anéis”.
Fernanda Duarte, educadora do Jardim de Infância de Riba d’Aves, valoriza este tipo de iniciativa, pois “motiva as crianças mais novas a construírem” as suas peças Lego, para além de incentivar a aprendizagem.
Foi por esta razão que a comunidade 0937 decidiu avançar, pelo terceiro ano consecutivo, com a mostra. A intenção é, segundo Olímpio Albano, organizador do evento, “potenciar a criatividade das crianças desde cedo”. Desta forma também descobrem alguns dos monumentos históricos da cidade, com mais de um milhão de peças nas diversas construções.
A inspiração dos mais de 30 autores surge, segundo Olímpio Albano, quando conhecem edifícios novos e os tentam recriar mais tarde, numa “mistura de imaginação e realidade”.
Com mais de sete anos de atividade, a comunidade 0937 tem dado cartas no estrangeiro. “Este ano tivemos mais exposições lá fora do que em Portugal”, revela Olímpio Albano. A iniciativa ganhou notoriedade, de tal modo que dois membros do grupo foram convidados para integrar o departamento de design da Lego.
A maior cidade de Lego
No Bombarral também estão expostas construções com peças Lego, da autoria do lourinhanense João Matos, no Pavilhão Municipal.
Os visitantes poderão apreciar centenas de produções originais e imaginárias, naquela que é considerada a maior cidade construída em peças Lego do país, com mais de 65 metros quadrados.
Também fazem parte deste panorama um aeroporto, um parque temático e de diversões, um campo de futebol com as respetivas equipas e jogadores, uma estação de comboios em movimento e um circuito onde decorre um grande prémio automobilístico.
A exposição estará aberta até 4 de janeiro. Parte das verbas apuradas neste evento revertem a favor do Agrupamento de Escuteiros 516 do Bombarral.
Created with Admarket’s flickrSLiDR.
(Notícia publicada na edição de 19 de dezembro de 2013)
Francisco Grosso
redacao@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt