As duas décadas de existência do CEPAE – Centro do Património da Estremadura são pretexto para um encontro de reflexão sobre políticas patrimoniais na região.
O programa que celebra 20 anos de CEPAE tem início dia 24 de janeiro no Mosteiro da Batalha. Estão previstos três painéis com intervenções de especialistas e responsáveis pela gestão do património.
O encontro, esclarece o CEPAE, pretende reunir e envolver entidades com responsabilidades em matéria de patrimónios, nomeadamente atores com representação na esfera pública e na esfera privada.
O objetivo é promover uma leitura atual do panorama das políticas patrimoniais no país e sua aplicação nos contextos locais.
As entradas são gratuitas, sendo necessária inscrição prévia pelo e-mail cepae@sapo.pt ou telefone 244 766 199 (10 – 13 horas).
Programa
Estruturas de saber e de gestão patrimonial
10 horas – Manuel Bairrão Oleiro, diretor do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação; Fernando Magalhães, docente no IP Leiria; Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha; Humberto Dias, departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima
Políticas patrimoniais autárquicas
11h40 – Paulo Fonseca, presidente da Câmara de Ourém, Cíntia Silva e Gonçalo Lopes, vereadores da Cultura das câmaras da Batalha e Leiria, respetivamente
Gestão patrimonial nos Municípios da região
14h30 – Rui Cunha, Pedro Ferreira e Ana Saraiva, chefes de divisão nos município da Batalha, Leiria e Ourém, respetivamente. No final há visita ao Mosteiro da Batalha