Natural de Alqueidão da Serra, e com 43 anos de idade, o padre José Frazão Correia, é o novo responsável dos jesuítas em Portugal. O religioso foi nomeado pelo padre geral da Companhia de Jesus, Adolfo Nicolás, como novo provincial dos jesuítas em Portugal, sucedendo ao padre Alberto Brito.

“É uma missão confiada pelo padre geral e portanto, enquanto missão, e sendo eu religioso, procuro recebê-la com alegria e confiança”, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA José Frazão Correia, comentando a sua nomeação.
O sacerdote admite que se trata de “uma missão exigente”, mas assegura: “vivo com fé, e sendo crente e religioso, acredito que com a missão vem também a força de Deus para a viver bem”.
De acordo com a agência Ecclesia, a tomada de posse está marcada para 19 de março, em Lisboa. Contudo, para já, José Frazão Correia ainda está a assimilar a notícia da sua nomeação e confessa: “Ainda estou a apropriar-me desta missão, pelo que neste momento é cedo para me debruçar em concreto sobre os desafios que se colocam”. Ainda assim, assume que a sua é uma missão “de encorajamento, motivação e amizade dos companheiros jesuítas”.
A província portuguesa da Companhia de Jesus, que atualmente abrange Portugal e Moçambique, foi a primeira a ser criada a nível mundial, em 1546, seis anos depois da fundação da congregação, por Santo Inácio de Loiola. A partir de março, será liderada pelo sacerdote natural de Alqueidão da Serra.
(Notícia publicada na edição de 9 de janeiro de 2014)
CSA