A Polícia Judiciária está a efetuar buscas em vários colégios do Grupo GPS. A notícia é avançada pela TVI24 online, que adianta que a sede do Grupo GPS, no Louriçal, “está ‘a ser passada a pente fino’ pelos investigadores da PJ”.
Em causa estarão crimes de corrupção, branqueamento e enriquecimento ilícito, adianta o mesmo órgão de comunicação.
O grupo, dirigido por António Calvete, é detentor de 26 colégios, 14 dos quais financiados pelo Estado português, ao abrigo do ensino particular e cooperativo. Segundo a TVI24, “a investigação decorre há cerca de um ano e teve início depois de uma reportagem emitida” por aquele canal.
A mesma notícia refere ainda que além da sede do grupo, onde fica o Instituto D. João V, estão ainda a ser efetuadas buscas em colégios de Mafra e Caldas da Rainha.
(atualização à 15h06)
Entretanto, o Grupo GPS emitiu um comunicado onde “confirma que foram efetuadas buscas pela Polícia Judiciária à sede do Grupo e a algumas entidades a ele ligadas”. Acrescenta ainda que “o Grupo GPS prestou e continuará a prestar total colaboração às entidades competentes. Sendo um processo em segredo de justiça, não é possível, neste momento, adiantar qualquer informação adicional”.
Marco disse:
Lavagem de dinheiro, corrupção com compadrios políticos … assim vai a educação em Portugal. Extingue-se o ensino público em detrimento de um ensino industrial, já para não falar das "regras" internas para passar os alunos …