“Porto de Mós conta agora com uma universidade”. A declaração entusiasmada é de João Salgueiro, presidente da Câmara de Porto de Mós, na cerimónia que marcou a entrada em funcionamento do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta, a funcionar no Espaço Jovem da vila.
Esta universidade pública, que aposta sobretudo no ensino à distância, tem agora um espaço físico que a aproxima da região. “É a oportunidade de frequentar o ensino superior sem sair de Porto de Mós”, lembra o presidente da Câmara. De imediato, os mais de 150 alunos da Universidade Aberta na região, contam com um ponto de apoio e acompanhamento, podendo mesmo realizar provas de avaliação.
“O CLA pretende servir uma região alargada, no imediato são naturalmente os concelhos adjacentes”, explica Séfora Silva, coordenadora do novo centro.
A divulgação da oferta formativa e a dinamização de outras atividades culturais e socioeconómicas, bem como a promoção ações educativas visando a aprendizagem ao longo da vida, contam-se entre os objetivos do novo polo universitário.
A abertura formal do CLA decorreu dia 31 de janeiro, numa cerimónia que contou com a presença de Paulo Dias, reitor da Universidade Aberta que sublinhou a importância da aprendizagem em rede, facilitada com a abertura dos centros locais.
O CLA em Porto de Mós funciona às segundas, terças e quintas entre as 16 e as 18 horas e às quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 18 horas.
CSA
(Notícia publicada na edição de 6 de fevereiro de 2014)