Praticar surf no Baleal, em Peniche, é uma atividade frequente nos dias de hoje. Mas não o era há 50 anos.
O SurfCastle partilhou um vídeo com imagens de 1964 onde mostra João Castanheira, na altura com 15 anos, em cima de uma prancha, num dos primeiros contatos que teve com a modalidade.
“Desde que nasci que ia de férias para o Baleal, tanto o meu avô paterno como materno tinham lá casas, e passava lá praticamente os três meses de verão”, lembra João Castanheira em declarações ao SurfPortugal. “Há cerca de 50 anos começaram a aparecer por lá os primeiros surfistas estrangeiros, australianos ou ingleses, que vinham nas célebres carrinhas pão-de-forma. Foi aí que nasceu o meu interesse”, confessa.
A primeira surfada ficou documentada nas filmagens da autoria do seu pai.
Apesar de morar em Carcavelos, João Castanheira nunca tinha visto surf na Linha. Os tempos eram outros, a atividade não era tão badalada e as pranchas não existiam. “Comprei a minha primeira prancha em 1968 e antes disso só surfava quando me emprestavam prancha”. Algo que apenas acontecia no Baleal.
O surf continua a fazer parte da vida de João Castanheira e passou para o seu filho que, agora, divulgou o vídeo.
O Surfcastle é um dos mais famosos surf camps do Baleal e pertence ao filho de João Castanheira. Segundo a SurfPortugal, João Castanheira continua a ir atualmente até ao Baleal e tem notado a evolução que o surf trouxe até à terra. “O surf está na moda e desde que o campeonato do Mundo também veio para Supertubos que tem havido ali um incremento e existe uma enorme movimentação”, conclui.
No início do próximo mês, alguns destes pioneiros voltam a juntar-se no “local do crime” para um almoço de comemoração dos 50 anos do surf no Baleal.
Leia a reportagem na íntegra aqui.