Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

D. José Policarpo morreu ontem de doença cardíaca

D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, morreu ontem depois de sofrer um aneurisma da aorta. O funeral realiza-se amanhã, às 16 horas, na Sé de Lisboa.

D. José Policarpo,  patriarca emérito de Lisboa, morreu ontem depois de sofrer um aneurisma da aorta. O funeral realiza-se amanhã, às 16 horas, na Sé de Lisboa, seguindo para o Panteão dos Patriarcas, em S. Vicente de Fora.

DSC_0059Segundo o jornal Público, D. José Policarpo participava num retiro de bispos, em Fátima, quando se sentiu mal e foi de emergência para Lisboa. Morreu na sala de operações, durante a intervenção cirúrgica de emergência a que foi submetido no Hospital do SAMS.

José da Cruz Policarpo, de 78 anos, nas­ceu em Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha, a 26 de fevereiro de 1936. Aos 25 anos, no dia da Assunção de Nossa Senhora, é ordenado sacerdote. A orde­nação episcopal ocorre em junho de 1978, tendo sido a partir desse an,o e até 1997, bispo auxiliar do Patriarcado Lisboa.

A 27 de março de 1997 é nomeado arcebispo coadjutor do Patriarca de Lisboa com direito de sucessão. Um ano depois torna-se o 16º Patriarca de Lisboa, cargo que ocupou até 18 de maio de 2013.

Em 2001 foi nomeado cardeal presbítero da Santa Igreja Romana com o título de “Santo António dos Portugueses no Campo de Marte”. Foi ainda membro do Conselho Pontifício para a Cultura e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa onde leccionou, foi director da Faculdade de Teologia, membro do Conselho Superior e reitor,  sócio-honorário da Academia Portuguesa de História e autor de diversos livros e de estudos sobre temas de Teologia, de Pastoral e de Sociologia.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados