O movimento que está a reinventar a música e a dança tradicionais da Europa chega este fim de semana ao Castelo de Leiria. Entre sexta-feira e domingo, regressa o festival Roda a Saia, iniciativa inspirada na cultura trad-folk europeia e do novo baile português.
Ao todo são seis concertos-baile, várias oficinas de dança e sessões de conversa, um baile para famílias e um workshop especialmente pensado para ser dançado sem ver e por quem não vê.
Cinco bandas – quatro portuguesas e um duo belga – animam a dança e diversos outros momentos no Castelo de Leiria: durante o dia são ensinados os passos que são dançados à noite, com música ao vivo no Paço Real.
“Mesmo quem acha que não sabe ou não gosta de dançar, vai descobrir no Roda a Saia que se pode divertir e desfrutar da música e da dança em vários espaços do Castelo de Leiria. Mesmo que tenha dois ‘pés esquerdos’”, explica Edith Santos, da organização.
No Roda a Saia há ainda oficinas para músicos, tertúlias, gastronomia e jogos para famílias, neste festival que pretende ser inclusivo e acessível a todos. Os bilhetes diários para sábado e domingo custam 13 euros, o bilhete geral 27 euros.
Bandas que vão tocar no Roda a Saia: