Serão poucos os leirienses que terão oportunidade de conviver de perto com dois Papas. Carlos Vieira, o bombeiro-ciclista, de 62 anos, será um desses sortudos, a partir de amanhã, quarta-feira.
Vinte e oito anos depois de ter sido recebido pelo Papa João Paulo II, no Vaticano, Carlos Vieira vai ter uma audiência com o Papa Francisco, também no Vaticano. Depois, tal como em 1986, o ciclista cumprirá 3.000 km de bicicleta até Fátima.
“Foi uma alegria enorme receber a notícia que ia ser recebido pelo Papa Francisco”, conta, salientado que “será uma das vitórias mais importantes” da sua vida.
Dia 23, pelas 10h30, Carlos Vieira e Francisco Palma, companheiro das lides da bicicleta, estarão em audiência com o Papa. A dupla permanece no Vaticano até domingo, dia 27, para as cerimónias de canonização de João Paulo II. Depois é tempo de se fazerem à estrada: Carlos Vieira em cima da bicicleta, Francisco Palma no carro de apoio. Ao longo de 12 dias vão realizar uma média de 250 km/dia, cerca de 10 horas de bicicleta, sem direito a paragem.
Francisco Palma ficará responsável pelo apoio ao ciclista: alimentação, bicicletas suplentes, material de substituição,… “Não vou deixar que falte nada”, adianta. “É como uma Volta a Portugal: eu pedalo e ele prepara tudo”, acrescenta Carlos Vieira. Na mala vão ofertas para o chefe do Estado do Vaticano: uma peça em cristal com o Castelo de Leiria, uma camisola da seleção nacional de ciclismo autografada por Rui Costa e uma camisola da Tonekos.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Serafim Ferreira, bispo emérito, estarão no Vaticano a acompanhar a partida da dupla e, dia 7 de maio, pelas 20 horas, está prevista a chegada de Carlos Vieira à praça Rodrigues Lobo em Leiria. Dia 8, será completado o trajeto, com ligação a Fátima.
Quase três décadas depois da primeira ligação, Carlos Vieira sabe que não vai ser fácil, mas diz estar preparado. “Quem anda na estrada [a pedalar] é para sofrer, sofrer com fé. São alegrias inesquecíveis estar com dois Papas. Isso ultrapassa qualquer sofrimento”, entende.
Marina Guerra (textos)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotos)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt