Há uns anos, os bares Dórius e Blue Angel deram fama nacional à zona velha da cidade de Leiria. Eram enclaves de entretenimento gay friendly na cidade, “uma das que tem maior população LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros] do país”, afirma Rui Manuel. Dórius e Blue Angel fecharam há muito, mas agora o barman Rui Manuel, que trabalhou em ambos, toma a iniciativa e abre em Leiria um novo espaço dedicado à comunidade LGBT.
Desde o início de abril o WhyNot? (em português, “porque não?”) está de portas abertas junto à rotunda da Almuínha Grande, no Edifício Meia Lua. “Já fazia falta um espaço como este”, assume o sócio proprietário do espaço que idealizou e decorou a pensar em todos os clientes: heterossexuais, mas também para quem quer sair com o companheiro, “como em nenhum outro bar em Leiria”.
O WhyNot? abriu com uma festa que reuniu cerca 160 pessoas de Leiria, mas também de Pombal, Marinha Grande e Figueira da Foz. Lá dentro, as paredes estão pintadas com tintas luminescentes e há ambientes variados: espaço para fados, com budas e sofás pretos, e zona de dj com pista de dança. Ao balcão, os empregados servem de cara pintada, num trabalho artístico de facepainting.
Aberto de terça a domingo, das 22 às 2 horas, durante a semana a entrada no WhyNot? é livre, sendo possível beber um café sem pudores, como em qualquer estabelecimento regular. Ao fim de semana, o WhyNot? transforma-se numa discoteca e recebe espetáculos variados, também dentro da temática LGBT. Rui Manuel acrescenta os clientes podem propor festas temáticas.
A inauguração superou as expectativas dos proprietários, que tentam um alargamento da licença, para fechar mais tarde, facilitando a vida a quem vem de fora e cumprindo o lema da casa: “Come and enjoy the night” (vem e aproveita a noite).
Helena Gomes
(Notícia publicada na edição de 10 de abril de 2014)