Um dos melhores licores portugueses é produzido em Alcobaça, outro em Alvaiázere. A conclusão é do júri do Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, que atribuiu a medalha de ouro à Ginja M.S.R., pelo terceiro ano consecutivo.
A medalha de prata foi para o licor de chícharo, na categoria licores à base de aguardente de bagaço
Organizado pelo Centro Nacional de Exposições de Santarém, o Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses vai na sua 3ª edição e tem como objetivo premiar, promover, valorizar e divulgar os licores genuínos portugueses.
A marca M.S.R. existe em Alcobaça desde os anos 20 do século passado.
Alvaiázere esteve representado na competição através da produtora Lucília Gonçalves, que se inscreveu no concurso a convite do município.
Festival em junho
O licor de chícharo é apenas uma das várias utilizações dadas pela população de Alvaiázere à leguminosa mais característica do concelho. O chícharo motiva mesmo a dinamização de um festival anual, em junho.
Este ano, o festival Capital do Chícharo decorre entre os dias 12 e 15 de junho. Como habitual, o evento inclui tasquinhas (onde o chícharo surge confecionado das mais diversas formas), um mercado de produtos regionais, exposições e animação musical.
(Notícia publicada na edição de 17 de abril de 2014)