A necessidade de um maior apoio aos animais abandonados e vítimas de maus tratos, no concelho da Marinha Grande, está na origem da associação Casa Esperanza – All2them, criada em março de 2014.
Sem canil próprio mas com um pequeno abrigo e muitas (nunca suficientes) Famílias de Acolhimento Temporário (FAT’s), a associação tem ao seu encargo 23 cães e 50 gatos. “Estamos lotados, pelo que os animais que nos chegam são encaminhados para FAT’s, assistidos por médicos veterinários, esterilizados e quando estiverem prontos, colocados para adoção”, explica Pedro Luzio, um dos voluntários responsáveis da All2them.
Diariamente, um grupo de 10 voluntários dedica parte do seu dia à limpeza do abrigo, deslocações à clínica veterinária, resgate e socorro de animais, mas a tarefa principal é o processo de adoção. A principal diferença com a outra associação da Marinha Grande – APAMG – prende-se com a parceria estabelecida com a associação alemã Pfotenhilfe Portugal e.V.. “Procuramos lares para os nossos animais na Alemanha e essa parceria não vai de acordo ao método de trabalho” da APAMG, justifica, apesar de ambas procurarem sempre o bem estar animal.
Como qualquer associação voluntária, a All2them vive dos donativos que recebe. Atualmente, todos os esforços são canalizados para o abrigo que está a precisar de obras de melhoria e pagar as despesas diárias com alimentação, veterinários e outros cuidados que a quase centena de animais ao seu encargo necessitam.
Os interessados em trabalhar com a All2them ou denunciar alguma situação pode fazê-lo através da página de Facebook (www.facebook.com/all2them.mg), por e-mail (all2them.mg@gmail.com) ou telefonicamente (919 022 863).