Vinis, CDs, roupas e acessórios constituem o universo da loja Alquimia, em Leiria. Fundada há 20 anos, é ainda hoje um espaço onde é possível acompanhar as tendências da música e da moda alternativa.
A ideia nasceu de “uma paixão tremenda pela música” e também da vontade de oferecer às pessoas o que procuravam, explica Célia Lopes.
O conceito do espaço, atualmente instalado numa das ruas que parte da Praça Rodrigues Lobo, tem variado com o tempo mas mesmo com as mudanças impostas pelos tempos, o balanço continua positivo.
“Em 94, quando abrimos, a loja estava direcionada para a importação de música alternativa, para aquilo que não conseguíamos encontrar no mercado. Depois, ao longo do tempo e devido à crise dos CDs e da música, fomos abrindo o leque, sempre no registo alternativo, e hoje temos uma série de produtos na loja”, conta a proprietária.
O lema da Alquimia continua a ser o mesmo de há 20 anos: “Divulgar o Raro. Rarear o Vulgo”. Contra a crise, a receita é ir ao encontro do que o cliente procura, explica Célia Lopes.
“Apesar de hoje em dia o raro já não ser como era antes, vamos ganhando público porque o que caracteriza realmente a loja é a oferta de novos sons e produtos”. O Facebook (www.facebook.com/lojalquimia) é uma boa ajuda, permitindo a divulgação e “chegar mais além”, dentro e fora de Portugal: 50% das vendas são feitas através daquela rede social.
Durante muitos anos, a Alquimia foi um ponto de encontro para músicos que queriam divulgar os seus trabalhos. Hoje é diferente, sobretudo devido ao desenvolvimento tecnológico e à generalização do acesso à internet.
Ainda assim, “vai ser sempre uma loja muito querida para muita gente porque foi uma loja importante em Leiria. E vai continuar a ser”, promete Célia Lopes.
JP
(Notícia publicada na edição de 19 de junho de 2014)
Anónimo disse:
4.5